sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Estímulo aos colaboradores
É triste a situação que actualmente se verifica nos locais de trabalho. Com um pouco de atenção, é visível a distância existente entre os colaboradores duma empresa/instituição, sobretudo entre os chamados subordinantes (chefes) e subalternos (staff).
O que estará a acontecer, ou por outras o que está a alimentar esta situação?
Vários pensadores, Administradores, Gestores, entre outros Administrativistas adiantam como condição que concorre à gestão eficiente, a formação dos colaboradores.
Esta preposição, leva muitos funcionários incluindo Subordinantes (sobre tudo estes, por que tem mais facilidades e possibilidades) a apostar numa formação, na elevação ou melhoria da formação que já possuíam. E mais, actualmente as estatísticas mostram que o nível de formação dos colaboradores das empresas (privadas ou públicas) aumentou e está a aumentar duma forma considerável.
O que inquieta, é o facto de muitos gestores possuírem uma boa formação ou estão em formação nos diversos níveis, mas ainda não se traduz em melhoria de desempenho nas suas instituições.
Pressupõe-se que quanto mais os colaboradores duma empresa estiverem informados e formados, mais conhecem os seus direitos e deveres, incluindo princípios que orientam a sua actuação, em fim uma boa colaboração e consequente bom desempenho individual e institucional.
Mas ainda, o clima de muitas organizações deixa muito a desejar. Não será a falta duma colaboração pacífica que leva ao surgimento de muitas greves e em certos casos à falência de muitas empresas?
Valorizar o nosso colaborador, significa estimular, incentivar de modo a dar a sua energia em benefício da empresa, identificar-se com a empresa e defender a imagem da instituição/empresa dentro e fora dela.
Com certeza, empresa com este tipo de colaboradores tem mais anos de vida e possibilidades de sucesso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário