segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Eleicões: Quem Ganha

Parece que estamos numa altura de eleicões, eleicoes em todos os cantos do mundo. mas as que nos preocupam mais são as Americanas para se saber qual será a proxima politica internacional (parecendo que não, eles são ditadores), sobre tudo para Africa e o que restará para Mocambique em particular. As eleicões que mais mexem connosco agora são as autárquicas, uma vez que que somos nós a escolher quem irá conduzir os destinos dos nossos municípios. Ai está o grande receio e preocupacão em saber quem ira ganhar. tou me a recordar daquela cena: Venho Saber Eleicões , Quem ganha. Todos vamos torcer e lutar por nossos candidatos votando para eles ganhar. Acho que deviamos votar no melhor programa, aquele que mais identificou os nossos reais problemas e predispõe-se a buscar solucões mais adequadas. Parace que a democracia está a ser realidade em Africa, são eleicões em todo o lado, variando da designmacão, são gerais, autárquicas, entre outros. Não nos esquecamos das de Africa do Sul, parece que o cenário comeca a ser polémico. Se fosse totobola quem Ganhará em: Mocambique EUA Africa do Sul Entre outros. Sei que as pessoas não se assumem como amantes da política, mas estão directa ou indirectamente ligados a este ou aquele candidato ou partido. Dê-me previsões das próximas eleicões.

2 comentários:

Jorge Saiete disse...

companheiro,
é dificil votar no melhor programa porque:
1.não se tem clareza do que é isso de melhor programa (é aquele que foi imprenso com cores lindas? é o que pesa mais? é o que favorece as assimetrias regionais? é o que peetence ao senhor que me dá camisete, capulana etc? o que é melhor?). Acho facil apelarmos ao voto consciente do que no melhor, porque o melhor é relativo.
2.os candidato não teem programas
3. se o tem, 80% eleitores não sabem ler
4. não ha condiçoes humanas para analisar (quem terá tempo de difinir o melhor com estomago vazio? com medo de perseguição? com filhos a morrer de malária?)

Quem vai Ganhar? (perguntas)
em moçambique ganhará quem mais tiver camisete e capulanas para dar o "povo". pois isso é o que representa melhor programa para o moçambicano cansado de ser aldrabado (só voto que me pagar)

Ricardo Cossa disse...

Oh, Saiete, a pobreza não pode nos tornar vulnerável dr. temos que procurar entender se aqueles que nos dão camisetes hoje donde teriam tirado o dinheiro, e o que realimente quer ou pode fazer no futuro?
Concordo que na pobreza não é fácil conceber um bom plano, e a maioria dos candidatos estão a procura do melhor emprego e mordomias, em vez de vontade de ajudar o povo.
E eu digo, votem vocês, eu agora tou livre, vive no Guava provincia de Maputo e este bairro não pertence a nenhum Município.