quinta-feira, 21 de março de 2013

A era de tecnologia

Estamos no mundo de tecnologia, com destaque às tecnologias de informação e comunicação. Em todas ou em quase todas as instituições em que nos dirigimos ou pretendemos nos dirigir  para tratar este ou aquele assunto exige-nos um certo domínio de Tecnologias, parece nosso BI. Pede-se numero de cel, email, documentos digitados, etc.

Não estou contra a tecnologia ou o uso das tecnologias, mas há necessidade de se pensar nas grandes desvantagens destas e como contornar. As tecnologias viciam (criam vícios), limitam a criatividade e capacidade - alguns nem se preocupam em saber escrever confiando na correcção automática; não se preocupam e dominar operações básicas (adição, subtracção, multiplicação e divisão) por tem máquina.

Ainda, por causa da tecnologia, ocupados com tecnologias indivíduos podem se desviar do que é importante ou da sua principal tarefa na organização e concentrar nos emails chats, facebook, e outros assuntos que não sei por ai.

Por outro lado, os próprios especialistas nestas áreas criam nos outros problemas como propagação de vírus, uso não autorizados de e-mails alheios, entre outros.

Neste contexto, há necessidade de em conjunto buscarmos uma forma de contextualizar o uso de tecnologia à realidade moçambicana.

1 comentário:

Jorge Saiete disse...

Tocou na ferida camarada. E eu faço parte dos que, com o tempo, vão perdendo algumas habilidades básicas da boa escrita, tudo porque o computador sempre lá está, e pronto para servir como alavanca. As tecnologias tem muito de bom mas o uso incorrecto das mesmas é que precisa de ser repensado. Abraço mufowetu. Wa kala sawena