Recordei me e decidi partilhar uma das lições iniciais de gestão das organizações, ao destacar que que estamos num momento caracterizado pela dependência da vida humana às organizações. Estas organizações (empresas, instituições públicas, hospitais, igrejas, ONGs, entre outros) se tornaram grandes e complexas; e não raras vezes além da sua agenda principal são desafiados e impostos novas agendas como forma de garantir a sua sobrevivência. Por isso, para que estas cumpram com os seus propósitos é necessária uma boa gestão (precisam de bons gestores).
Para ser bom gestor e levar a organização sucesso é desafiado a ter em atenção os seguintes assuntos (apresento apenas três, contudo são vastos): i) Natureza de actividade – qualquer gestor deve prestar atenção à área da sua actividade porque serve um público com características e exigências específicas. Isto é, gerir uma indústria não é o mesmo que gerir um hospital, ou uma universidade, ou uma instituição pública; ii) Atenção aos objectivos globais da organização – isto ajuda a transformar estes objectivos (intenções) da organização em resultados e o segredo clássico está na planificação, organização, direcção e controle; iii) Reduzir as incongruências entre os objectivos anunciados com as acções implementadas porque, desorientam os indivíduos levando-os a choques, esforços em direcções diferentes e a descrença pública organização.
Para ser bom gestor e levar a organização sucesso é desafiado a ter em atenção os seguintes assuntos (apresento apenas três, contudo são vastos): i) Natureza de actividade – qualquer gestor deve prestar atenção à área da sua actividade porque serve um público com características e exigências específicas. Isto é, gerir uma indústria não é o mesmo que gerir um hospital, ou uma universidade, ou uma instituição pública; ii) Atenção aos objectivos globais da organização – isto ajuda a transformar estes objectivos (intenções) da organização em resultados e o segredo clássico está na planificação, organização, direcção e controle; iii) Reduzir as incongruências entre os objectivos anunciados com as acções implementadas porque, desorientam os indivíduos levando-os a choques, esforços em direcções diferentes e a descrença pública organização.
No geral nesta era de organizações e concorrência permanente
o desempenho do gestor é medido pelo grau em a sua equipa ou organização
atingem os resultados esperados. Por isso para conseguir esse propósito o
gestor deve desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes. (vamos
desenvolver esta licção).
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