segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER

Liderança para fazer acontecer é título do livro de José Luiz Tejon (2006) que mostra a essência, o objectivo ou a finalidade de uma verdadeira liderança em levar o grupo liderado à melhor forma de alcance de resultados desejados. Para ele (apresento apenas três pontos):
·         A liderança deve-se evidenciar na maneira de actuar e não de discurso - os líderes marcam o seu tempo pelas obras e não pelos seus discursos, por isso, alguns delegam actividade discursiva e anunciativa aos porta-vozes.
·         O líder é responsável pelo desempenho do seu grupo, este líder ajuda o grupo a obter resultados que não seriam conseguidos sem a sua orientação e; deve assumir que se alguma coisa não corre bem no seu grupo e algo precisa deve ser mudado, deve ser ele a mudar em primeiro lugar.
·         Um verdadeiro líder deve ser humilde para aceitar verdades desagradáveis e ter senso de humor para conseguir olhar para atrás e rir de si mesmo.

Líder é diferente de Chefe, contudo o desejável é que o chefe também fosse um líder. No geral um verdadeiro líder deve ter foco nos resultados e influenciar o grupo nesta direcção, com ajuda de conhecimento, habilidades e atitude. Lideres com muitos conhecimentos que não conseguem transformar em algo produtivo (sem habilidades) actualmente são dispensáveis.

Sem comentários: